Educação é antes de tudo arte!
Arte de sentir, arte de ser, arte de conhecer... É ser curioso, é não aceitar a simples resposta: porque é assim!
Educação é mais do que ser cortês, é desejar alterar as fronteiras do conhecido para adentrar o desconhecido, é humanizar-se, é evoluir em atitudes e comportamentos.
Educar-se é estar constantemente trilhando o caminho do desenvolvimento, e esse caminho não é solitário, é conjunto!

Vamos juntos trilhá-lo!


quarta-feira, 6 de junho de 2012

DIANTE DAS ALTERNATIVAS: BOM SENSO...


Todos os dias recebo dezenas de currículos para vagas de emprego que anuncio e também para as vagas que por ventura num futuro muito próximo eu possa vir a conhecer ou receber, quem sabe, talvez, de alguma entidade, organismo ou organização superior que queira empregar os semianalfabetos e desempregados em geral e também os que se mostram competentes e interessados.

Hoje, antes das oito da matina, já estava colocando em dia os e-mails quando entre tantos anúncios de vagas, currículos recebidos, propagandas de treinamentos mil, recebo um e-mail de certa pessoa “JS” com o seguinte assunto: “vaga de impacotadora”. A princípio fez certo, pois peço para escreverem no assunto do e-mail o título da vaga, mas o restante, simplesmente desastroso. E olha que a letra “i” nem fica perto da letra “e” para dar a desculpa de que esbarrou o dedo sem querer. E ainda assim, nem desculpa seria, pois numa revisão rápida se descobriria o erro gritante, pois no anúncio estava escrito correto, era só copiar, simplesmente copiar. Mas até aí, tudo bem, é possível, até porque para a vaga de empacotador a pessoa nem vai precisar escrever, sabendo ler já é a conta! Mas o golpe de misericórdia veio com a única frase escrita no e-mail: “Espero a resposta!”. Bem assim mesmo, com ponto de exclamação no final.

Foi por isso que senti necessidade de expor uma situação para dar alguns pequenos e básicos conselhos a quem procura emprego/trabalho por meio dos canais de relacionamento social e profissional:

1. Escreva corretamente: a linguagem escrita, por e-mail e no currículo é seu cartão de visita para a empresa. Anuncie-se de forma adequada e mostre que você além de “impacotadora”, poderá ser uma excelente “empacotadora” e quem sabe em breve realizar muitas outras atividades na empresa;

2. Quando outra pessoa envia o seu currículo: certifique-se de que a pessoa que encaminhará seu currículo fará a apresentação adequada, dizendo que está encaminhando o currículo da pessoa Fulana de Tal.

3. Não exija resposta: caso você queira acompanhar o processo seletivo, pergunte se poderá entrar em contato novamente por e-mail ou peça um telefone para fazer contato. O selecionador recebe centenas de currículos diariamente, ficando inviável responder individualmente a todos.

4. Envie currículo para vagas no seu perfil: se você está se candidatando a uma vaga específica, antes de enviar o currículo confira se você REALMENTE tem todas as competências e habilidades exigidas no anúncio. Caso você não tenha, especifique que o seu currículo é para Banco de Currículos e não para a vaga ‘tal’.

5. Use o bom senso: sabendo que geralmente quem busca trabalho/emprego está ansioso, lembre-se sempre de usar o bom senso nas comunicações com os seus futuros empregadores, pois não basta ser educado, competente e habilidoso, você antes de tudo, precisa parecer ser educado, competente e habilidoso, ou talvez nem tenha a chance de provar o quanto você poderá contribuir para os resultados daquela empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário