Educação é antes de tudo arte!
Arte de sentir, arte de ser, arte de conhecer... É ser curioso, é não aceitar a simples resposta: porque é assim!
Educação é mais do que ser cortês, é desejar alterar as fronteiras do conhecido para adentrar o desconhecido, é humanizar-se, é evoluir em atitudes e comportamentos.
Educar-se é estar constantemente trilhando o caminho do desenvolvimento, e esse caminho não é solitário, é conjunto!

Vamos juntos trilhá-lo!


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pede pra Sair!

Estava em uma rua movimentadíssima às 17h, horário em que terminam todas as confusões do trânsito e começa a epopéia da paciência ecumênica de avançar apenas 60 centímetros cada vez que o sinal abre, e olha que ele está a apenas 1Km de distância. Disse apenas, porque em princípio, seria uma distância curta e rapidamente percorrida se não houvesse no mínimo dez ruas transversais com carros querendo passagem e a rua onde eu estava tivesse no mínimo dez vezes mais carros do que comporta em dias de fluxo normal.

Como hoje eu estava de bom humor, dei passagem a vários outros carros que vinham das ruas transversais e gostariam de entrar na minha frente. CD da Elba Ramalho tocando, cantoria alegre dentro do carro, até que olho para o lado e vejo uma linda EcoSport, estacionada na calçada, com a traseira em frente a minha porta e uma pessoa no volante, virada para trás, fazendo careta para mim. Achei estranho, avancei meu carro os sessenta centímetros do sinal que abriu, mas ainda continuei atras do carro da pessoa de cara feia. Eis que noto as luzes de freio daquele carro acesas, o que me levou a pensar que a pessoinha em frente ao volante daquele belo carro ao meu lado estava desejando sair da vaga onde estava estacionada. Note-se: estava estacionada em cima da calçada! Quando o trânsito me permitiu andei mais uns centímetros e o tal carro desceu uma roda de cima da calçada.

É, eu pensei certo. A cara feia era pra mim que não tinha dado passagem para a pessoa linda do carro lindo sair da sua linda vaga. Sabe o que pensei na hora? Pede pra sair! Pois é, isso mesmo! Pede pra sair! Helooo, já inventaram uma luzinha no carro que chama “pisca alerta” e deve ser usado para sinalizar quando queremos mudar a direção de onde está o nosso carro. Neste caso, se a “seta” ou o “pisca alerta” estivesse ligado, sinalizando que a boa pessoa gostaria de sair da vaga, ela teria dado sorte, pois eu estava num bom dia e daria a passagem tranquilamente e viveriam todos felizes, pelo menos até o próximo semáforo chegar.

Desculpem se a ladainha foi muita para chegar ao ponto principal: pessoas, quando vocês quiserem algo, SINALIZEM!

Chega uma hora em nossas vidas que precisamos deixar de fazer cara feia para as pessoas que passam por nós, para as oportunidades que achamos que não podemos agarrar, para o trabalho que parece chato ou difícil de aturar, para o cliente mau humorado, para quem ou o que quer que seja, e devemos sinalizar que queremos, buscamos e esperamos algo. Não é fácil. Assim como não é fácil dizer ao marido que já não dá mais aquela relação, como não é fácil encarar o espelho e decidir pedir demissão e tentar ganhar dinheiro em campeonatos de surf, ou ainda compreender que se não temos nenhuma paciência para trabalhar com pessoas, devemos, quem sabe, estudar contabilidade e falar apenas com números. O segredo em todas essas situações é sinalizar, mostrar o que se quer, o que se deseja, o que se almeja. Lembre-se: esse é o primeiro sinal para o Universo mostrando que você está pronto para a mudança.

Então, a partir de hoje, faça um pacto com você mesmo: seja no trânsito ou em qualquer outra situação da sua vida, quando você quiser algo, SINALIZE e se for para o seu bem, pede pra sair (!!), pois o único lugar em que pedir pra sair é vergonha é a tela do cinema! Assim, tenho certeza que serão possíveis muitos outros finais felizes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário