Educação é antes de tudo arte!
Arte de sentir, arte de ser, arte de conhecer... É ser curioso, é não aceitar a simples resposta: porque é assim!
Educação é mais do que ser cortês, é desejar alterar as fronteiras do conhecido para adentrar o desconhecido, é humanizar-se, é evoluir em atitudes e comportamentos.
Educar-se é estar constantemente trilhando o caminho do desenvolvimento, e esse caminho não é solitário, é conjunto!

Vamos juntos trilhá-lo!


terça-feira, 28 de julho de 2009

Informação é Tudo!


Hoje, no horário do almoço, fui até uma agência bancária realizar uma transferência da minha conta pessoal para uma conta da empresa. Procedimento simples, se não fosse o desconhecimento sobre terminologias e funcionamento dos serviços bancários.
Para agilizar, minha preferência é sempre pelos terminais eletrônicos, afinal, sou esperta e moderna (!), dou preferência à tecnologia a enfrentar filas e filas de banco, que ningueeemmm merece! Estou em frente ao terminal, escolho a opção “transferências”, abre uma tela com a opção “DOC” e “TED – transferência eletrônica”. Levando em consideração que tentando realizar a mesma operação em outro banco a opção “DOC” não me permitiu fazer a transferência para outro banco diferente daquele, escolhi rapidamente a segunda opção – TED. Quando vi, então, a indicação de transferência eletrônica, fiquei logo alegre! “É isso mesmo que eu quero!” – Pensei eu. Fiz as inserções de todas as informações solicitadas e na última tela de aprovação, a mensagem dizendo que o valor para transferência via TED era inferior ao permitido. Olhei para os lados, ninguém para ajudar. Entrei na agência, e realmente, havia alguns meses que não entrava em uma agência bancária, pois com as facilidades da internet faço tudo em casa e no máximo utilizo os terminais eletrônicos. Na entrada um segurança, uma máquina e ao fundo duas mesas, uma com a indicação de atendimento de empresas e a outra mesa com indicação de Gerência. Na primeira mesa um atendente e dois clientes, mais outros dois esperando, a segunda mesa vazia. Achei estranho a agência estar praticamente vazia, nenhum balcão de atendimento, apenas aquelas mesas ao final do salão, nenhuma placa ou indicação de local para outro tipo de atendimento.
Voltei e parei em frente à máquina, era uma máquina de senhas e para tirar senha ela perguntava se eu era ou não cliente. Sim. Sou cliente. Solicitou número da agência e conta corrente. Ai, Deus meu, abre bolsa, abre a carteira, pega o cartão, digita, (...) UFA!!!! Consegui pegar uma senha. Agora o próximo desafio: saber onde era o balcão de atendimento! Como sou mulher e não tenho dificuldade em perguntar, voltei ao vigilante e descobri então que deveria subir as escadas para entrar na fila da senha!
Ah! Lá em cima sim, o ambiente era de banco, tinha fila! Mas ainda não conformada em ter que esperar fui ao balcão e perguntei sobre o procedimento de transferência, ao que tive a luz do atendente ao me informar que até o valor de cinco mil eu deveria usar a opção “DOC”, no terminal de atendimento eletrônico. Desci as escadas, “travei” na porta giratória (pasmem, para sair!!!!!!) e finalmente consegui realizar o procedimento que eu queria.
Depois de tudo isso acontecido, quase perdi a hora do almoço, mas aprendi duas grandes lições: a primeira é que não devemos ceder à tentação de continuar usando as velhas referências para os novos contextos, pois se ao invés de “automaticamente” descartar a possibilidade de utilizar a opção “DOC”, eu a tivesse experimentado, não tinha perdido tanto tempo e rapidamente haveria finalizado o procedimento. A segunda lição é do quanto é importante as informações que temos e oferecemos. Quem tem informação, pode transformá-lo em conhecimento e com isso, já está um passo à frente da maioria da população (como eu, naquele momento) e agilizar todos os passos de sua vida.
Por outro lado, quem retém a informação, não está crescendo com isso, pelo contrário, está atrapalhando sua vida, no momento em que não contribui para o fluxo natural das coisas. Foi o caso do banco. Eu não sou cliente daquela agência, não sei onde funcionam os atendimentos. Custava ter uma plaquinha informando onde deveríamos ir para sermos atendidos?
Portanto, atenção, hoje em dia Informação é Tudo!

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